A B.O.B. é uma empresa que produz cosméticos sólidos – shampoos e condicionadores em barras. O nome Bars Over Bottles já diz tudo: preferimos as barrinhas às garrafinhas plásticas.
A iniciativa surgiu da amizade de longa data entre Andreia e Victor, dois jovens com carreiras estabelecidas em outras áreas, mas que compartilhavam de uma crescente preocupação com a questão do lixo – principalmente o lixo plástico – em nosso planeta.
E das conversas iniciais, ainda despretensiosas, foi surgindo a visão de que queriam criar algo que pudesse ajudar, na prática, àqueles que querem reduzir seu impacto ambiental no dia a dia.
“Depois de muita pesquisa, descobrimos que mais que 80% do volume de cosméticos líquidos que usamos no dia a dia, como shampoos e condicionadores, é água. Foi aí que percebemos o tamanho da ‘pegada de carbono’ desnecessariamente gerada no processo de fabricação e distribuição desses produtos: toda essa água é usada para diluir os ingredientes que trazem a performance que efetivamente queremos em nosso cabelo, e por causa disso, gastamos mais água, ocupamos mais espaço (e peso) logístico, o que consome maior volume de combustíveis fósseis e usamos recipientes plásticos, que duram centenas de anos no ambiente. E foi daí que nasceu a ideia de transformar cosméticos líquidos, de uso diário, em barras sólidas, uma forma de realizar nossa visão de contribuir, de forma prática, com nossa redução de impacto ambiental.” – Victor.
Os produtos da B.O.B. são naturais, veganos, cruelty-free e, totalmente, zero plástico. Seus ingredientes naturais são oriundos de fontes certificadas, e o processo de produção gera o mínimo impacto ambiental possível. Sendo sólidos, não precisam de recipientes plásticos: usam apenas embalagens de papel ou papelão, materiais naturalmente biodegradáveis, produzidos a partir de fontes renováveis.
Com suas barras sólidas de shampoos e condicionadores, a B.O.B. fornece aos consumidores conscientes de nossos dias uma alternativa viável ao mercado de cosméticos líquidos, cujas embalagens, via de regra, serão destinadas a algum de nossos ecossistemas, aumentando a montanha de resíduos plásticos que assola nossa realidade atual.
O plástico é o grande desafio ambiental desse século e diversas ações para enfrentá-lo se fazem necessárias – a B.O.B, resolveu contribuir eliminando, primeiramente, as embalagens plásticas dos chuveiros.
Cada barrinha de shampoo, por exemplo, são ao menos duas embalagens plásticas a menos nos aterros, rios e oceanos de nosso planeta. E as barras de condicionador substituem até 3 garrafas plásticas!
É assim que a B.O.B. procura encarar o impacto positivo que gera em toda a cadeia de consumo, estimulando as pessoas a experimentar uma alternativa aos produtos poluidores e livrando o meio ambiente de novas garrafinhas plásticas.
Os shampoos e condicionadores sólidos da BOB têm experimentado uma aceitação extremamente positiva dos consumidores, o que serve de estímulo a todos os envolvidos na sua produção e comercialização. Mas o processo para chegar até aqui também teve seus percalços: por se tratar de um produto não convencional e bastante inovador, seu desenvolvimento foi lento e bastante desafiador, se estendendo por quase dois anos.
“No entanto, esse período foi muito rico, pois tivemos tempo de aprender mais sobre processos produtivos, seu impacto no meio ambiente, e, principalmente, tempo de conversar e conhecer quem são nossos consumidores, e o quais suas demandas. Ao final de 2018 iniciamos um perfil no IG, e através dele tivemos a oportunidade de comunicar nosso propósito e interagir com outras pessoas que compartilham das nossas mesmas preocupações. Foi alí que fomos dividindo os conteúdos de pesquisas e os dados alarmantes sobre os desafios ambientais que enfrentamos. Foram nessas interações que percebemos o tamanho da demanda por soluções nesse sentido, e o crescente nível de engajamento nos deu a segurança cada vez maior de que estávamos no caminho certo.”- Andreia
Enfim, a B.O.B. é uma empresa repleta de ideias e ideais, que quer fazer sua parte na luta da preservação ambiental, deixando os cabelos dos clientes e o planeta mais limpos – uma garrafinha plástica a menos de cada vez.